Quanto vale o seu ouvido

Sentei para bater mais um papo ao pé do ouvido com vocês e escuto meu vizinho cortando a grama. Aquele barulho contínuo, que vai e vem. É engraçado, fico aqui ouvindo e imaginando a cena. A máquina, pelo barulho, não é lá muito moderna e pelo que ouço, ele vai ter que varrer todo o pátio, pois está espalhando grama por tudo!  Nossa! Coisa mágica isto de ouvir um som e já ter em mente toda a cena...

Desta cena, pulo para outra. Lembro de conversa s com alguns pacientes meus, dizendo que ouvem tão bem com um ouvido que o outro não faz falta, ou que deixar de ouvir alguns “barulhos” não atrapalha em nada, ou melhor, os que dizem que estão ali, só porque o marido (ou a esposa!) dizem que eles estão com falta de audição, mas é tudo bobagem!

Partimos do princípio que Deus nos criou com dois ouvidos! Se fez dois, é porque precisamos de dois . Boca a gente só tem uma...

O processo fisiológico da audição é muito lindo, porém não me cabe lhes explicar aqui como funciona o bê-á-bá,mas, importante termos que ter em mente que entre os dois ouvidos existe um órgão maravilhoso, mágico e incrivelmente complexo. O cérebro!

Os nossos ouvidos ouvem, mas é o cérebro que compreende e organiza os sons traduzindo cada detalhe.Os ouvidos e o cérebro, trabalhando em conjunto, nos dizem se é um homem ou uma mulher falando, identificam que estamos ouvindo um som alto ou baixo, grave ou agudo...Sabemos, de olhos fechados que estamos ouvindo um sotaque nordestino ou um gringo falando português! O cérebro faz milagres, mas por outro lado, se não o estimularmos, ele “morre”, ou melhor, ele desativa as áreas não utilizadas!

Agora pensa comigo: uma pessoa começa a perder a audição, assim, devagarzinho. Sim, na grande maioria das vezes a perda de audição é lenta e vem disfarçada de distração. Quando a pessoas se dá conta, já está tendo dificuldades de compreensão de fala em ambientes ruidosos! Até chegar neste ponto, quantas áreas do cérebro já foram desativadas por não estarem sendo utilizadas?

Muitas (muitas mesmo) pessoas têm problemas de audição sem nem mesmo perceber. Deixam de ouvir nitidamente os sons dos passarinhos cantando pela manhã e nem se dão conta! Os apitos de casa... micro-ondas, geladeira, relógio da cozinha...tudo passa desapercebido. O volume da televisão, aos poucos vai sendo aumentado e quando alguém da família reclama do volume alto, é um chato mesmo! Isto acontece porque a perda de audição, normalmente, acontece inicialmente em frequências mais agudas (sons fininhos), vozes femininas são mais difíceis de distinguir do que vozes masculinas, para quem tem este tipo de perda auditiva.

Então, antes de deixar muitas áreas do seu cérebro desativadas, procure um otorrinolaringologista para fazer uma avaliação! Tenho certeza de que a avaliação com o oftalmologista está em dia, mas e seus ouvidos? Que valor tem sua audição pra você?

abraços da fono Fernanda!